Língua framboesa? Pode ser escarlatina
A Escarlatina é uma infecção causada pela bactéria estreptococo beta hemolítico do grupo A, assim, ela é contagiosa, sendo transmitida por objetos contaminados por gotículas da boca e nariz.
É mais comum dos 5 aos 12 anos, no inverno e primavera. O período de incubação varia de 1-7 dias. Geralmente, inicia com febre elevada nos dois primeiros dias, mal-estar e dor de garganta.
A febre diminui progressivamente e surgem manchas pequenas, vermelhas(escarlates) na pele no pescoço e no tronco, depois face e membros. A pele fica áspera, por cerca de seis dias e pode evoluir com descamação, mais evidente nas mãos e nos pés.
As lesões cutâneas ocorrem por uma reação às substâncias que a bactéria produz e são mais intensas na face, axila e virilha, poupando a região em volta da boca, as palmas e plantas.
A língua é característica, inicialmente branca depois com aspecto de framboesa e decorre do aumento das papilas.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico, havendo exames laboratoriais para confirmação.
As complicações agudas incluem otite, sinusite, laringite e meningite. As complicações tardias incluem febre reumática (no coração) e glomerulonefrite (no rim), sendo potencialmente graves.
O tratamento é com antibióticos que elimina os estreptococos, evita as complicações da fase aguda, previne a febre reumática e diminui a possibilidade de aparecimento de glomerulonefrite.
É necessário afastamento escolar para evitar o contágio das outras crianças por 24-48 horas após iniciar tratamento com antibiótico adequado e melhora dos sintomas.