top of page

Acne e dieta

Afinal o que comemos influencia a nossa pele, em especial, piora a acne?


Sim, nos últimos anos estudos têm demonstrado que dietas ricas em açúcares, com doces, refrigerantes, sucos; e alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, bolos pioram a acne.


Também o leite de vaca, que é rico em proteínas (leucina, isoleucina, valina), gorduras (ácidos graxos) e diversos fatores de crescimento, em especial o leite desnatado, agravam o quadro. Não foi achada correlação forte entre a acne e os derivados de leite, como queijos e iogurtes.


Do mesmo modo que o leite, o whey protein e outros suplementos como concentrados e hidrolisados de proteínas, BCAA, carboidratos e os SARMS (moduladores seletivos dos receptores androgênio) que têm sido usados ao invés dos anabolizantes mais antigos, têm efeitos prejudiciais sobre a acne.


Esses alimentos e suplementos agem por diversos mecanismos, como aumento do índice glicêmico, estímulo de fatores de crescimento, aumento de insulina, aumento da produção de sebo da pele, alteração nos queratinócitos (células da pele) provocando maior oclusão dos folículos pilosos e inflamação local.


Ainda sobre os suplementos, já foi identificado que muitos contém substâncias diferentes das que constam nos rótulos!


Quem tem história de familiares com acne tem maior sensibilidade a esses fatores alimentares e suplementares e deve prestar atenção extra.


Por outro lado, dietas que priorizam peixes, frutas e vegetais, têm fator protetor com menor produção de interleucinas inflamatórias, por exemplo.


Veja como sua pele reage aos alimentos e cuide-se.




Comments


bottom of page