top of page

POSSO USAR VITAMINAS SEM CONTROLE MEDICO?



Não!!



Muitos acreditam que quanto mais vitaminas, melhor, mas não é bem assim. As necessidades diárias de ingestão variam conforme a idade, a fase da vida (ex. gestação) e a presença de doenças concomitantes ou uso de medicamentos.


As vitaminas estão presentes nos alimentos, assim, quanto mais vegetais e cores no prato, mais variadas as vitaminas e minerais ingeridos.


Em geral o uso excessivo de modo natural, através dos alimentos não possui risco, mas os suplementos têm!


A vitamina A em excesso pode causar alterações neurológicas, visão turva, confusão mental, sonolência, aumento da pressão intracraniana com forte dor de cabeça, sensibilidade à luz, lábios e pele seca e áspera e ainda gerar malformações fetais em gestantes, não devendo ser usada junto com alguns medicamentos como tetraciclinas, por exemplo.


Vitaminas do complexo B (biotina, ácido fólico, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, tiamina, piridoxina e cobalamina) em excesso são hepatotóxicas, podem causar icterícia, dor abdominal, visão borrada, piora da hiperglicemia e precipitação de gota preexistente. Ainda, excesso de B6 lesa os nervos, causando dor e dormência nos pés e nas pernas.


A vitamina C em excesso, pode causar diarreia e cálculos urinários, além de excesso de ferro no organismo.


A vitamina D em excesso altera a captação intestinal de cálcio, aumentando o nível no sangue, gerando sintomas como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro de insuficiência renal grave, podendo levar à morte.


A vitamina E suplementada já na dose de 400UI dia foi associada a um aumento de mortalidade. Sintomas da hipervitaminose incluem fraqueza, fadiga, náuseas, diarreia, visão turva, diminuição dos hormônios tireoidianos e aumento dos triglicerídeos. O maior risco é a ocorrência de sangramento.


A vitamina K em excesso provoca alterações hepáticas, hiper estimula a coagulação sanguínea aumentando o risco de tromboses, anemias por lesão celular das hemácias e icterícia.


O ácido hialurônico não deve ser suplementado em pacientes com diagnóstico de câncer nos últimos 5 anos.


Todas as vitaminas são importantes, mas como visto, o uso indiscriminado tem riscos sérios à saúde.


Se você acha que precisa suplementar alguma vitamina, além das fontes naturais, converse antes com seu médico ou nutricionista.


Comments


bottom of page